segunda-feira, 14 de julho de 2008


  • "PROJETO VIVENCIANDO O SEMI-ÁRIDO”

    Nós que fazemos a Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite vivenciamos a temática proposta pelo UNICEF “Educação para a Convivência com o Semi-árido”, foram escolhidos o terceiro roteiro – “Como As Crianças Estão Sendo Acolhidas E Como Estão Crescendo No Semi-árido”, o quarto roteiro – “Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-Árido”.
    Após as instruções de setor proponente (SEMED) Secretaria Municipal de Educação. Os educadores envolveram as modalidades. Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª ao 6º ano, para executar o projeto no período de quatorze de abril a trinta de maio.
    O motivo que nos levou a participar da temática supracitada foi estimular nossos alunos para o aprofundamento do conhecimento amplo dos temas da região onde vivemos e o âmbito escolar (história da escola) numa concepção sócio construtivista foram trabalhados os conteúdos propostos. Após planejar coletivamente todas as atividades envolvendo educadores, pais e comunidade através de reuniões, aconteceram vários encontros pedagógicos com a finalidade fr. reelaborar criativamente as ações. Posteriormente a mobilização com a comunidade e orientação para pesquisas de campo, onde os educadores acompanharam o desenvolvimento das atividades, priorizando a sistematização das pesquisas, elaborando os conteúdos dentro de práticas interdisciplinares a partir das aulas de Português, Matemática, Geografia, História, Arte e Educação Física.
    No tocante ao tema e subtemas, consideramos o conhecimento prévio dos alunos, conhecimento este detectados durante o desenvolvimento do projeto, surgindo conteúdos em destaques para ministrá-los de forma interdisciplinar, contextualizando os pontos norteadores para aprendizagem significativas, isto foi fomentando o contexto em sua especificidade e “olhares múltiplos” para cuidar da natureza e do âmbito escolar. Assim a cidadania assumiu novo patamar com a prática inerente aos eixos temáticos do Selo Unicef que implica à participação social.
    As etapas foram executadas e socializadas em sala de aula, enfocando o terceiro e quarto roteiros com os temas citados no início deste relatório..
    As atividades trabalhadas no terceiro roteiro, foram as seguintes: “Elaboração de um Texto sobre a História da Escola; Elaboração de Painel com fotos de acontecimentos referentes ao passado da Escola; Confecção de cartazes com desenhos representando a Escola; Relatório de todas as informações coletadas sobre a Escola; Realização de um passeio no entorno da Escola, como também aconteceu a visita ao antigo prédio da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite onde os alunos puderam conhecer e fazer uma retrospectiva da história desta instituição, caracterizando as temáticas em foco e proporcionando ao aluno o conhecimento de como era e como se apresenta hoje a nossa escola”. Como resposta, após as pesquisas todos os alunos tiveram conhecimento da necessidade da mudança da Escola para este espaço de propriedade do Conselho Nacional de Escola da Comunidade – CNEC e mantida pela Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios – SEMED.
    Como atividades pedagógicas presente no quarto roteiro, as pesquisas de campo foram intensificadas como forma de colocar o aluno em contato com o ambiente que faz parte da Escola. As atividades práticas realizadas foram: passeio no entorno da escola; visita a duas reservas de plantas diversificadas, visita a Casa das Sementes (ponto comercia), passeio em volta da escola sediada para o preparo e plantio de uma horta que tem o objetivo de melhorar a qualidade nutricional do cardápio da merenda escolar e o plantio das plantas medicinais para o consumo da comunidade para a prática fitoterápica.
    As atividades foram realizadas através de uma metodologia dinâmica, com a criatividade que foi surgindo dentro das áreas do conhecimento, ministrada através de aulas expositivas e dialogadas, desta forma a conexão de aprendizagem foi evoluindo entre todos os envolvidos levando em consideração a exploração das potencialidades e os desafios do momento; buscamos soluções para melhorar a aprendizagem, reelaborando outras atividades visando conhecer melhor o lugar onde vivemos.
    As ações foram registradas passo a passo, conforme o manual do selo UNICEF, isto será anexado no projeto; o produto final comprovou que essa experiência foi proveitosa conforme os depoimentos dos educadores que atingiram suas metas, logo foram expostos todos os trabalhos construídos pelos alunos sob a orientação dos professores como: conclusão de painéis, varal da poesia, fotos, cartazes, relatórios, portfólio de atividades, maquetes, mural, exposição de plantas medicinais e tipos de árvores importantes para arborização. Na área de Ed. Física, houve atividades recreativas com todos os alunos da Escola. A avaliação qualitativa será divulgada através de murais, painéis, fotos e blogs http://escolamunicipaldrgersonjatoba.blogspot.com/; http://www.palmeiraunicef.blogspot.com/ e sites do município sobre o tema.
    Concluímos nossas metas conforme o prazo marcado (30/05/2008), esta culminância contou com a participação dos pais e comunidade onde foram expostas todas as atividades elaboradas e produzidas por esta Escola. Adicionalmente, lembramos a participação da coordenadora do Selo Unicef - Área da Educação Profª. Salésia Maria Cavalcante Santos e das Profªs. Fernanda Passos e Marta, educadoras da SEMED - Palmeira dos Índios – AL.
    Como última etapa do Projeto, foi realizada a avaliação coletiva. Os professores envolvidos com este Projeto estiveram reunidos para analisar os pontos positivos e negativos sistematizando-os e após questioná-los, em síntese foi registrado em ata vários depoimentos que serviram de base para fortalecer o trabalho coletivo em virtude da aprendizagem significativa, a qual aumenta a credibilidade da escola que faz história com o UNICEF.


FELICIDADE REALISTA
(Mário Quintana)
A princípio bastaria ter saúde, dinheiro e amor,o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos. Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica e uma temporada num spa cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar a luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito. É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Ter um parceiro constante pode ou não, ser sinônimo de felicidade. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com um parceiro, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio. Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade. Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno.










Olhe para o relógio: hora de acordar É importante pensar-se ao extremo, buscar lá d entro o que nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade.
Tenham uma otima semana !!